26 SETEMBRO 2018

A EGF e o Centro de Comunicação dos Oceanos organizam hoje, 26.09.2018 às 9h30, em Lisboa, a sexta palestra dedicada ao tema dos plásticos em ambiente marinho.

Esta palestra conta com a presença de oradores especialistas e entusiastas que vão apresentar a questão sob um prisma singular em num estudo construído com 10 toneladas de plástico!

 

Esta iniciativa decorre no Centro de Triagem da Valorsul, no Lumiar, mas também será transmitida em livestream em www.egf.pt

 

 

 

 

 

ALINHAMENTO DA SESSÃO

 

Microplásticos: o que são e o que podemos fazer?

- Dra Filipa Bessa - Investigadora (bióloga) do MARE-Universidade de Coimbra, especializada na temática dos microplásticos nos ambientes marinhos.

 

O lixo plástico nos mares da costa de Cascais

- Miguel Lacerda - velejador, mergulhador e líder de um estudo pioneiro acerca de lixo plástico nas falésia e praias remotas do cabo da Roca e arredores.

 

Prevenção, Reutilização e Reciclagem

-  Susana Silva – Responsável pela área de Comunicação e Sensibilização da empresa Amarsul, vai apresentar os mais recentes projetos de inovação social da EGF.

 

UM EVENTO ÚNICO E SINGULAR

 

Esta palestra decorre no Centro de Triagem da Valorsul, no Lumiar, no estúdio preparado para o efeito com 49 fardos de plástico (PET), num total de 10 toneladas que serão enviadas para reciclar ainda esta semana e que podem, por exemplo, transformar-se em 40.800 t-shirts. Após a palestra, será conduzida uma visita ao Centro de Triagem, onde os participantes terão a oportunidade de ver todo o processo de tratamento das embalagens que colocamos nos ecopontos para reciclar.

A iniciativa pretende sensibilizar e alertar para o problema com um ponto de vista concreto e apresentar soluções, nomeadamente que o comportamento humano deve ser mais consciente de modo a que seja possível prevenir, reutilizar e valorizar os resíduos em terra para que nunca cheguem ao mar.

 

Sobre o Centro de Comunicação dos Oceanos

O Centro de Comunicação dos Oceanos é um projeto de Nysse Arruda, jornalista e curadora, especialista em temas náuticos há mais de 20 anos em Portugal, autora de várias publicações e premiada em 2016 pelo Prémio Femina. Iniciou este projeto para promover o debate das questões essenciais associadas ao Mar, e obteve o apoio institucional de diversas instituições, com destaque para a Presidência da República, o Ministério do Mar, Ministério do Ambiente, Câmara Municipal de Lisboa, Instituto Hidrográfico, Academia das Ciências de Lisboa, IPMA e da Unesco-Portugal.

Este projeto conta ainda como padrinhos os velejadores olímpicos João Rodrigues e Joana Pratas, mas também com o velejador brasileiro Torben Grael, o surfista Garret McNamara e a ONG Americana Marine MegaFauna Mozambique.

 

Sobre a EGF

A EGF, Environmental Global Facilities, é uma empresa europeia de referência no setor ambiental e líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal. Reforçada pela sua integração no Grupo MOTA-ENGIL e URBASER, a EGF é sócia maioritária em 11 Concessionárias de tratamento de resíduos: Algar, Amarsul, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valnor, Valorlis, Valorminho e Valorsul.

 

Para mais informações: Ana Loureiro | 968601711 | ana.loureiro@egf.pt