18 FEVEREIRO 2019

Inicia em março o novo serviço de recolha porta a porta de materiais recicláveis nos Municípios de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres e Meda.

 

A Resiestrela, concessionária da EGF responsável pela concessão do Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Selectiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos da  Cova da Beira, vai implementar em 4 Municípios, o serviço de recolha porta a porta de materiais recicláveis. Este serviço iniciar-se-á no inicio do mês de março nos Municípios de Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Meda e Almeida.

 

A iniciativa é articulada com as respetivas autarquias, nomeadamente com o contacto com os comerciantes e com a apresentação do serviço de recolha porta a porta ao pequeno comércio e serviços, que vão ser realizadas até ao final de fevereiro.

 

Esta ação tem como objetivo promover o aumento da recolha de materiais recicláveis, Vidro, Papel/Cartão e Plástico, pelo facto de se verificar que os contentores dos resíduos, em algumas zonas contêm grandes quantidades de materiais passíveis de reciclagem, que estavam a ser levados para tratamento indiferenciado. A partir de agora estes materiais poderão ser valorizados através do novo serviço de recolha que a Resiestrela proporciona, com benefício para o ambiente e a consequente diminuição dos seus custos de tratamento suportados pelo Município.

 

Este serviço será realizado sem encargos para as entidades utilizadoras, por uma viatura devidamente identificada e funcionários da Resiestrela, e será prestado semanalmente nos estabelecimentos comerciais e serviços que pretendam aderir à recolha porta a porta de materiais recicláveis.

 

A Resiestrela e os Municípios que já são e os que vão ser servidos pelo novo serviço de recolha a porta a porta de materiais recicláveis no pequeno comércio e serviços, acreditam que a promoção da consciencialização ambiental dos empresários/comerciantes, permitirá, com um esforço coletivo, aumentar a reciclagem de materiais, melhorando a qualidade de vida de cada um de nós.