Valorsul rececionou, de 1 a 8 de agosto, mais 81 toneladas de embalagens de plástico e metal comparativamente ao período homólogo. Indiferenciado mantém valores.
A Valorsul, empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos da zona de Lisboa e Região Oeste, e um dos parceiros da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 para a área da Sustentabilidade, registou um aumento significativo de 16% na receção de embalagens de plástico e metal, de 1 a 8 de agosto, face ao mesmo período do ano passado, nos cinco municípios da Grande Lisboa (Lisboa, Loures, Odivelas, Amadora e Vila Franca de Xira). Já no que refere à receção de resíduos urbanos indiferenciados, os valores mantiveram-se praticamente inalterados.
Quando analisados, apenas os municípios de Lisboa e Loures, palco dos grandes eventos da JMJ com maior afluência de peregrinos, apurou-se um aumento de 22% na receção de material reciclável do ecoponto amarelo (plástico e metal) nos seis dias de jornada e ainda nos dias 7 e 8 de agosto (dedicados à limpeza do Campo da Graça / Parque Tejo), comparativamente com o período homólogo. Da mesma forma, não se registou qualquer variação na receção de resíduos urbanos indiferenciados na Central de Valorização Energética da Valorsul.
Resultados apenas possíveis graças ao trabalho prévio de cooperação entre várias entidades, nomeadamente com os municípios de Lisboa e de Loures e com o Comité Organizador da JMJ, na gestão e contenção da produção de resíduos, assim como na sensibilização para a correta separação dos resíduos e reforço de contentorização em todos os recintos onde estiveram a decorrer eventos, evidenciando assim o empenho e o compromisso de tornar esta Jornada a mais Sustentável de sempre.