19 JULHO 2018

A Resiestrela S.A, a empresa responsável pela gestão do Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Seletiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos da Cova da Beira, renovou a certificação do seu Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, segundo os principais referenciais normativos nacionais.

 

A renovação da certificação do Sistema Integrado de Gestão – Qualidade, Ambiente e Segurança, foi obtida após a entidade certificadora TÜV Rheinland Portugal ter realizado a necessária auditoria anual.

 

Esta renovação vem assim reconhecer a orientação da Resiestrela para a melhoria contínua do seu desempenho e as boas práticas implementadas na gestão quotidiana dos seus processos.

 

A Certificação envolve todos os processos e atividades da Resiestrela (gestão, valorização e tratamento de resíduos sólidos, recolha e processamento de materiais recicláveis, produção de energia eléctrica, procedimentos administrativos e financeiros, entre outros) e abrange as instalações do Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos da Cova da Beira (situado no Fundão), e as Estações de Transferência e Ecocentros situados nos municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.

 

A prossecução deste Sistema Integrado de Gestão visa, de um modo geral, estabelecer objectivos e metas com vista à melhoria contínua do desempenho da empresa, bem como o cumprimento integral de todos os requisitos legais inerentes à atividade da Resiestrela.

 

Na componente de Segurança e Higiene no Trabalho, a Certificação visa a prevenção de incidentes de trabalho, doenças profissionais e danos para a saúde de todos os trabalhadores da Resiestrela, S. A..

 

No que respeita ao Ambiente, a Certificação torna-se uma ferramenta indispensável para a prevenção da poluição e minimização de impactes ambientais, através da utilização das Melhores Técnicas Disponíveis e das melhores práticas utilizadas no sector da gestão de resíduos sólidos.

 

Ciente do desafio que constitui assegurar uma prestação de serviços de qualidade, com respeito pelos fundamentos éticos de ordem social, económica e ambiental, e merecedora do reconhecimento dos seus clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores e das populações que serve, a Resiestrela S.A. pretende ser uma referência empresarial na Cova da Beira e na Beira Interior Norte, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a melhoria das condições económicas e de qualidade de vida da região.

 

Sobre a Resiestrela

A Resiestrela, S.A. é responsável pela concessão do Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Seletiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU’s) provenientes dos Municípios que integram o Sistema (Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Meda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso).

No âmbito da gestão do sistema, os resíduos provenientes da recolha indiferenciada realizada em 14 Municípios são alvo de gestão, tratamento e valorização pela Resiestrela. S.A. Os resíduos provenientes da recolha seletiva efetuada pela Resiestrela S.A., oriundos de 14 Municípios são geridos, triados e encaminhados para reciclagem.

O Sistema serve atualmente uma população de cerca de 194.000 habitantes, que equivale a cerca de 2% da população nacional, com uma área de 6.160 Km2, que corresponde a cerca de 7% do território português.

O Sistema de Gestão da Resiestrela, S.A. está certificado pela “TÜV Rheinland Portugal” de acordo com os requisitos das normas NP EN ISO 9001:2015 - Qualidade, NP EN ISO 14001:2015 - Ambiente e OHSAS 18001:2007 - Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.

 

Informação adicional

Marta Alçada – Gabinete de Comunicação e Sensibilização Ambiental

Telefone: 275 779 330    Fax: 275 779 339

E-mail: marta.alcada@resiestrela.pt