22 ABRIL 2019

A Resiestrela, concessionária da EGF na Cova da Beira, aumentou a capacidade de processamento de resíduos urbanos biodegradáveis, coma  concretização de um investimento de 1.137.400€, na implementação de um novo Parque de Maturação de Resíduos Urbanos Biodegradáveis (RUB).

 

Com este investimento, será possível reduzir a deposição de RUB em aterro, através de aumento da capacidade de Tratamento Mecânico e Biológico existente, por forma a cumprir as metas estabelecidas pelo PERSU 2020. 

 

A construção de um parque de tratamento biológico (maturação) coberto, veio ampliar a área de maturação existente no Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Fundão, bem como a aquisição de equipamento volteador de pilhas de material orgânico.

 

Será assim garantido o tratamento adicional de 10.000t de RUB, com vista à obtenção de um composto orgânico de qualidade e em cumprimento da legislação inerente às matérias fertilizantes.

 

Com este investimento, a Resiestrela irá promover a valorização da totalidade dos RUB rececionados, evitando que parte da matéria orgânica presente nestes resíduos, tenha como destino o aterro sanitário. Este investimento encontra-se integrado numa candidatura aprovada pelo POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, financiada em 85%.