02 MARÇO 2020

A Resiestrela, concessionária da EGF da Cova da Beira, volta a trazer às escolas o projeto “A Nossa Casa é um Planeta”. As ações de sensibilização constituintes do projeto são integradas no Programa ECOVALOR, no âmbito de uma candidatura conjunta das 11 concessionárias pertencentes à EGF ao POSEUR (Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos).

 

Esta ação de educação ambiental contempla a produção de 3 filmes especialmente concebidos com conteúdos adequados para 3 públicos-alvo diferentes: Jardim de Infância; 1º, 2º e 3º Ciclo; Secundário/Adulto.

 

Com uma abordagem inovadora, e projetado em planetários itinerantes, as ações de sensibilização englobam, além da apresentação dos filmes, jogos sobre a temática ambiental e entrega de materiais pedagógicos que permitem consolidar o conhecimento obtido.

 

De momento, as localidades consideradas por esta ação são as escolas dos municípios de Almeida, Belmonte, Covilhã, Fundão, Manteigas, Penamacor e Vilar Formoso.

 

Datas e locais de apresentação da atividade:

 

  • Escola do Rodrigo (Covilhã) - 19 de fevereiro;
  • Escola Pedro Álvares Cabral (Belmonte) - 20 de fevereiro;
  • Escola Sede Agrupamento Escolas do Fundão - 27 de fevereiro;
  • Escola Básica e Secundária de Manteigas- 28 de fevereiro;
  • Escola EB 2/3 Ribeiro Sanches (Penamacor) - 17 de Março
  • Escola EBS Dr. José Casimiro Matias (Almeida) e Escola EBS Vilar Formoso a 17 Março.

As temáticas apresentadas nesta iniciativa assentam na Redução, Reutilização, Recuperação e Reciclagem de materiais e energia, substituindo o conceito de fim-de-vida da economia linear, por conceitos de Reutilização, Restauração e Renovação. De tal maneira, a ação contribui para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável e para construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos.