19 JANEIRO 2017

A Valorlis, Concessionária da EGF na região de Leiria que trata os resíduos urbanos de 6 municípios, enviou para reciclagem em 2016 um total de 10.372 toneladas de resíduos, que correspondem a um aumento global de 3% na quantidade de material enviado para reciclagem em relação a 2015. Parcelarmente, registaram-se aumentos de 0,2% no vidro, 2,5% no papel/cartão e mais de 10% nas embalagens de plástico e metal.

 

O esforço de recolha seletiva nos municípios da área de influência da Valorlis (Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal, Porto de Mós e Ourém) resultou na poupança de 64 mil árvores, poupou energia suficiente para manter ligada uma televisão durante 866 anos, metal que permite fabricar mais de 9,5 milhões de latas de 0,33 litros, plástico suficiente para produzir mais de 7,5 milhões de t-shirts XL e a quantidade de vidro que permite produzir cerca de 11,5 milhões de garrafas de 0,75 litros.

 

O envolvimento da população dos seis concelhos da área de intervenção da Valorlis foi essencial para alcançar estes resultados. Nuno Heitor, Diretor Geral da Valorlis, salienta “a Valorlis reconhece o esforço da população e agradece todo o seu contributo, que é imprescindível para a recolha seletiva, procurando retribuir com um serviço cada vez melhor e que vá ao encontro das suas necessidades”.

 

Cada cidadão da região, ao separar e depositar os resíduos no ecoponto, contribuiu para que no final de 2016 tenha sido possível enviar para reciclagem materiais que permitem produzir ou poupar recursos muito significativos “a deposição seletiva é já uma prioridade para muitos munícipes, mas temos consciência de que o nosso esforço de sensibilização deverá manter-se, com uma linguagem simples e direta, de forma a mostrar a todas as pessoas que é possível fazer a diferença” explica Nuno Heitor.

 

“Acreditamos que em conjunto será possível manter em 2017 a nossa região como uma referência nas metas da reciclagem e alcançar os exigentes objetivos que nos colocam em termos de material enviado para reciclagem até 2020. São pequenos esforços que fazemos no dia-a-dia, que vão fazer toda a diferença num futuro muito próximo”, acrescenta.

 

Para mais informações: www.valorlis.pt