14 SETEMBRO 2020

A Valorlis promoveu no ano letivo 2019/2020, no âmbito do Programa do Grupo EGF, Ecovalor, o concurso “Separa e Ganha no Amarelo e Azul” onde as escolas foram desafiadas a promover a recolha de resíduos domésticos recicláveis, nomeadamente embalagens de plástico e metal e/ou papel/cartão, recolhidos pela Valorlis e posteriormente enviados para reciclagem.  

Pelo excelente desempenho ambiental, 62 escolas da área de intervenção da Valorlis vão ser premiadas no início deste ano letivo, com mais de 3 mil euros para adquirirem materiais de ação pedagógica, bens materiais ou serviços.

Durante o ano letivo 2019/2020, as escolas participantes enviaram para reciclagem 71 toneladas de resíduos recicláveis: 50 toneladas de papel/cartão e 21 toneladas de plástico/metal. As escolas que mais quilogramas de resíduos separaram por aluno foram: o Jardim de Infância de Assanha da Paz em Almagreira, Pombal e a Escola Básica de Outeiro da Fonte em Carvide, Leiria, com 77 kg por aluno e 62 kg por aluno, respetivamente .

“Este programa, tinha como objetivo aumentar os hábitos de reciclagem nas escolas e na comunidade evolvente, impulsionando a prática diária da separação dos resíduos recicláveis", explica Marta Guerreiro, Administradora Delegada da Valorlis e acrescenta: “estamos muito satisfeitos com estes resultados, que têm vindo a melhorar de ano para ano e destacamos o envolvimento dos professores, alunos e das suas famílias em promover boas práticas ambientais nas instituições. Ganha o ambiente e ganham as escolas envolvidas!”.