21 DE DEZEMBRO

Mercado a Reciclar em parceria com o Municipio da Marinha Grande

 

A Valorlis, em colaboração com o Município da Marinha Grande e com o apoio da Sociedade Ponto Verde, está a dinamizar a ação Mercado a Reciclar, no Mercado Municipal da Marinha Grande.

 

Durante a manhã do passado sábado, uma equipa da Valorlis esteve no Mercado a sensibilizar e motivar os comerciantes para a correta separação dos recicláveis e o seu encaminhamento para os ecopontos disponibilizados.

 

Nesta ação a Valorlis pretende minimizar o impacto resultante do mercado, promovendo o correto encaminhamento dos resíduos recicláveis produzidos:

 

  1. Sensibilização às entidades envolvidas na gestão do mercado;
  2. Dotar os mercados de equipamentos para deposição seletiva;
  3. Sensibilização aos comerciantes para o correto encaminhamento dos resíduos;
  4. Acompanhamento e monitorização da iniciativa;
  5. Atribuição do Galardão Mercado a Reciclar

 

 

Após monitorização da iniciativa, a Valorlis pretende atribuir o galardão de “Mercado a Reciclar” aos mercados aderentes, que se destaquem pelo compromisso de redução do impacte ambiental resultante do mercado, promovendo a gestão adequada dos resíduos.

 

Marta Loia Guerreiro, Administradora Delegada da Valorlis, explica “Os mercados são locais de alguma produção de resíduos nomeadamente cartão e plástico, que quando não são depositados nos contentores representam um problema”. E acrescenta “Estamos empenhados, em conjunto com o município, em garantir o encaminhamento e valorização dos resíduos recicláveis produzidos nos mercados”.

 

Esta campanha surge na dinâmica de proximidade da Valorlis com os seus municípios, na resolução de problemas comuns e contribui para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável, estando prevista a implementação da ação em outros mercados da sua área de intervenção.