25 DE OUTUBRO 2021

Valorlis oferece compostores domésticos à população

Inscrições abertas para obter um compostor

 

A Valorlis vai alargar o seu programa de compostagem doméstica através da distribuição de 4.500 compostores, que serão entregues à população da sua área de intervenção em 2022, mediante a presença numa ação de sensibilização.

 

O alargamento do programa surge com o objetivo de contribuir para o desvio de resíduos urbanos biodegradáveis de aterro sanitário assim como responder aos pedidos e manifestação de interesse dos munícipes, e será dinamizado em estreita parceria com os Municípios e Juntas de Freguesia.

 

Poderão participar no programa de Compostagem desenvolvido pela Valorlis todas as famílias que possuam um pequeno espaço exterior na sua habitação (jardim, quintal ou horta) residentes nos concelhos da Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal, Porto de Mós e Ourém e que tenham um agregado familiar igual ou superior a 2 pessoas.

 

Os munícipes interessados em obter um compostor gratuito devem inscrever-se no formulário disponível em www.valorlis.pt até 30 de novembro de 2021. Posteriormente, os munícipes são convocados para participar numa ação de sensibilização de cariz obrigatório e receber o compostor.

 

«Reconhecemos o potencial da prática de compostagem doméstica, na vertente da valorização da matéria orgânica e na sensibilização da população para práticas saudáveis e amigas do ambiente» refere a Administradora Delegado da Valorlis, Marta Loia Guerreiro. E acrescenta, «Pretendemos com este projeto proporcione condições para os munícipes reciclarem os resíduos que produzem nas suas habitações, com vantagens económicas e ambientais para todos».

 

A Compostagem Doméstica é um processo natural de reciclagem de matéria orgânica, que permite aproveitar os resíduos provenientes da cozinha e jardim e transformá-los num fertilizante rico em nutrientes a que se chama composto. Ao ser utilizado, o composto melhora as características do solo, permite diminuir a quantidade de fertilizantes químicos e diminui a quantidade de água necessária para rega.

 

Se tem um jardim, quintal ou horta, a compostagem doméstica é ideal para si!

 

O Projeto de Compostagem Doméstica lançado em 2007 pela Valorlis, marcou uma nova e significativa etapa no esforço pela redução de resíduos depositados em aterro, tendo possibilitado a valorização de 19.590 toneladas de resíduos, através da utilização de 8.836 compostores, que foram distribuídos gratuitamente nas ações de formação realizadas. Foram realizadas 205 ações de formação em Compostagem Doméstica em 62 freguesias dos seis municípios da área de influência da Valorlis e 3.000 visitas de monitorização, aconselhamento e intervenção junto das famílias detentoras de um compostor.