29 MARÇO 2018

A Valorlis, Concessionária da EGF para a região de Leiria, com o intuito de despertar a população para a importância da reciclagem, promove em 2018, a 5ª edição da campanha de sensibilização denominada Reciclar é que está a dar onde é proposto um desafio às escolas e instituições de solidariedade social, para a promoção da recolha de resíduos domésticos recicláveis, nomeadamente embalagens de plástico e metal e/ou papel/cartão.

 

“Esta campanha, que pretende aumentar os hábitos de reciclagem da população, está direcionada para as escolas e instituições de solidariedade social, procurando ser um serviço mais dedicado a estes locais, onde são produzidos muitos recicláveis, mas onde a componente de promoção da sustentabilidade e educação ambiental são essenciais.”, explica Marta Guerreiro, Administradora Delegada da Valorlis.

 

Reciclar é que está a dar é uma campanha de sensibilização e educação ambiental, a qual, através da promoção da recolha de resíduos para reciclagem, visa a doação de material de ação pedagógica, bens materiais ou serviços às escolas e instituições de solidariedade social dos municípios da Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós.

 

Assim, a todas as entidades que se inscrevam na campanha será disponibilizado o Kit “Reciclar Dá Mais” contendo os materiais associados à campanha: brochura da campanha com informações, contactos e as regras de separação de resíduos e ainda sacos para acondicionamento dos plásticos e metais.

Para além do Kit, estão previstas visitas de sensibilização ambiental a todas as entidades participantes, onde será explicado o modo correto de separação e acondicionamento dos resíduos.

 

A Valorlis assegura o encaminhamento para reciclagem dos materiais recolhidos na campanha Reciclar é que está a dar e o esforço das escolas e instituições será recompensado, em função das quantidades recolhidas, com a aquisição de material de ação pedagógica, bens materiais ou serviços a serem entregues pela Valorlis às entidades aderentes.

 

“Esta campanha tem como objetivo promover o aumento da recolha de materiais recicláveis, enquadrando-se na política da Valorlis de associar a recolha de embalagens a causas sociais. Representa para a Valorlis um esforço acrescido de recolhas nas escolas e instituições, mas acreditamos que desta forma incentivamos o hábito da separação de resíduos domésticos, essencial para alcançar as exigentes metas definidas para a Valorlis, em termos de material enviado para reciclagem”, explica Marta Guerreiro.

 

Em 2017 participaram na campanha 31 escolas e 37 IPSS, sendo recolhidas e enviadas para reciclagem 100 toneladas de resíduos. Todas as instituições e escolas participantes receberam as contrapartidas escolhidas, de acordo com as suas necessidades.

 

A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos municípios de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós, continua a apostar na sensibilização junto da comunidade, de modo a garantir um adequado funcionamento do sistema de gestão de resíduos urbanos da região.