12 DE ABRIL 2021

A Valorlis, adquiriu uma nova viatura dedicada à lavagem de ecopontos que permite lavar e higienizar os ecopontos de superfície destinados à separação dos resíduos recicláveis.

 

Este investimento, de mais de 300.000 €, insere-se no âmbito do Plano Operacional de Atividade de Recolha Seletiva e enquadra-se na melhoria contínua da qualidade do serviço prestado à população, dando cumprimento ao indicador “Lavagem de contentores”, inerente à Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos Prestados aos Utilizadores.

 

A aquisição desta viatura automática e a contratação de uma equipa dedicada a este serviço, vai permitir o aumento da frequência de lavagem e higienização dos contentores de deposição seletiva, tornando estes equipamentos mais apelativos à população e reforçando a segurança da sua utilização.

 

Com meios próprios, a Valorlis, propõe-se efetuar uma lavagem dos ecopontos de superfície, por dentro e por fora, reforçar a limpeza das zonas envolventes aos ecopontos, efetuar a manutenção dos equipamentos e substituição da sinalética da reciclagem.

 

Em 2020, a Valorlis efetuou cerca de 33 mil lavagens e desinfeções aos equipamentos de deposição seletiva disponibilizados à população.

 

Marta Guerreiro, Administradora Delegada da Valorlis salienta que «Estas medidas fazem parte da aposta da Valorlis numa melhoria da qualidade do serviço prestado às populações, que estamos empenhamos em promover».

 

A Valorlis tem vindo a reforçar a sua atividade de recolha seletiva, e na sequência da operacionalização em 2019 dos investimentos nesta área, a Valorlis continuou a aumentar a quantidade de resíduos recicláveis separados nos ecopontos tendo tido um crescimento de 10% face a 2019. Em 2020 foram colocados à disposição da população mais 360 contentores, sendo que nos últimos três anos o aumento de contentores instalados é de cerca de 41%, refletindo o maior crescimento da história da Empresa.

 

O Valorlis conta atualmente com uma rede 1.745 ecopontos distribuídos pelos seis municípios da sua área de intervenção, garantindo o rácio de um ecoponto por cada 169 habitantes.

 

A disponibilização de ecopontos é complementada com o serviço de recolha porta-a-porta em comércios e serviços e programas de incentivo à separação e reciclagem junto das escolas e IPSS.