27 FEVEREIRO 2020

A Valorlis vai reforçar a rede de ecopontos verdes com a disponibilização de 250 vidrões ao serviço da população nos concelhos da Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós, no primeiro semestre de 2020.

 

A colocação de ecopontos verdes para separação de vidro tem como objetivo aumentar a quantidade de vidro enviado para reciclagem e vem complementar o investimento no reforço da rede de ecopontos que a Valorlis tem vindo a encetar na sua área de intervenção.   

 

Este investimento será concluído com a aquisição de duas viaturas pesadas dedicadas à recolha de vidro que têm uma caixa de recolha inovadora que permitirá um melhor acondicionamento dos resíduos recolhidos.

 

A disponibilização destes meios, pertencentes ao plano de investimentos da Valorlis no valor 1,8 milhões de euros cofinanciados pelo POSEUR - Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, visa aumentar as quantidades de resíduos recolhidos seletivamente. 

 

Em 2019, a Valorlis instalou nas suas áreas de intervenção 213 ecopontos de 1.000l, 247 ecopontos de 2,5m 3 e 120 vidrões colocados junto ao Canal HORECA -  hotéis, restaurantes, cafés e associações, onde existe uma maior produção de embalagens de vidro.


Marta Guerreiro, Administradora Delegada da Valorlis, explica que “a deposição de embalagens de vidro, como garrafas, frascos e boiões nos ecopontos, está ainda longe de atingir os índices desejáveis, o que justifica um investimento por parte da empresa em equipamentos para deposição de vidro.” Acrescenta ainda que “a colocação será reforçada com a disponibilização de contentores de 240l para separação de vidro no Canal HORECA e com ações de sensibilização para a correta utilização dos ecopontos, aumentando os hábitos de reciclagem da população”.