16 SETEMBRO 2019

A VALORSUL celebra 25 anos. A 16 de setembro de 1994 nasce a VALORSUL, concessionária da EGF na região de Lisboa (Norte) com o objetivo ambicioso de encontrar uma solução e destino para os milhares de toneladas de resíduos urbanos produzidos na Grande Lisboa e mais tarde, em 2010, na Região Oeste.

 

O sistema de tratamento de resíduos domésticos da VALORSUL é um marco na história da valorização de resíduos urbanos no nosso país.

 

Ao longo de 25 anos, a VALORSUL investiu no potencial dos resíduos como verdadeiros recursos. Foi na Valorsul que Portugal viu nascer a sua primeira central de valorização energética e, anos mais tarde, a primeira estação para tratar bioresíduos recolhidos seletivamente.

 

O resultado do trabalho desenvolvido no último quarto de século é notável: por ano, uma produção de energia elétrica equivalente a 2% dos consumos domésticos nacionais usando como matéria prima exclusivamente os resíduos; uma produção de mais de 600 toneladas de composto para a agricultura, 74 mil toneladas de materiais encaminhados para reciclar e o cumprimento de todas as metas ambientais com menos custos para os cidadãos.

 

A prioridade da VALORSUL é melhorar o serviço público de gestão de resíduos prestado pela empresa aos municípios e aos cidadãos, tendo sido a primeira empresa a obter o reconhecimento da entidade reguladora com a atribuição do “Prémio Excelência ERSAR” pela qualidade dos serviços de gestão de resíduos urbanos, em 2018.

 

O futuro da VALORSUL continuará a passar por um forte investimento na inovação e o compromisso com os mais elevados padrões de qualidade e que passa por estratégias inovadoras de sensibilização, pelo aumento da capacidade de recolha seletiva, pelo crescimento da recolha seletiva de matéria orgânica e pela otimização das infraestruturas de tratamento.

 

O território servido pela VALORSUL abrange uma área geográfica muito diversa com 19 municípios e onde residem 1.6 milhões de habitantes. Por ano, recebe e trata quase 1 milhão de toneladas de resíduos, valorizando 20% de todo o lixo doméstico produzido em Portugal.