02 JULHO 2020

"Separa e Ganha no Azul e Amarelo" foi o desafio lançado às escolas e instituições. Durante o ano, a Valorsul pediu que separassem as embalagens de plástico e metal e de papel e cartão. Ao mesmo tempo em que a comunidade escolar adquiria hábitos de reciclagem, todas as escolas podiam ser premiadas pela Valorsul.

 

A edição 2019/2020, que já terminou, mobilizou 295 escolas do jardim de infância ao ensino secundário e 26 instituições de âmbito social. Esta foi a edição com mais participações de sempre, abrangendo 86.000 participantes nos concursos, que se revelaram apologistas e entusiastas da reciclagem.

 

No total, foram recolhidas 780 toneladas de material reciclável, ainda que esta edição tenha durado menos dois meses que o habitual, devido ao encerramento antecipado das escolas e de outros estabelecimentos participantes. Este desempenho é digno de destaque. Todos os envolvidos, desde alunos, auxiliares, professores, técnicos, utentes a operacionais de recolha merecem ser reconhecidos. Estão todos de parabéns!

 

Pelo seu excelente desempenho, foram atribuídos 450 prémios monetários no valor de 45.000€. Com estes prémios, algumas escolas têm agora a possibilidade de adquirir novos equipamentos e recursos, por exemplo, para a ginástica, para os recreios, biblioteca, sala de aulas, etc.

 

Os materiais recolhidos pelos alunos seguem assim para reciclagem onde são valorizados. Com uma parte do plástico recolhido será possível, por exemplo, produzir 226 mil novas t-shirts. E o alumínio será suficiente para fabricar cerca de 808 bicicletas.

 

Estes concursos integram a oferta de educação ambiental da Valorsul - o Programa Ecovalor - que inclui ainda visitas, materiais informativos sobre a reciclagem e ações de sensibilização sobre o ciclo dos resíduos. O programa já chegou a mais de 9.700 alunos.