20 FEVEREIRO 2020

A Valorsul, concessionária da EGF na zona da Grande Lisboa e Oeste, cumpriu, em 2019, todas as metas ambientais com um incremento da reciclagem em todos os materiais enviados.

 

Mais 8,5 mil toneladas de material que em 2018, foi o número registado nos Centros de Triagem da empresa que totalizaram, em 2019, mais de 93 mil toneladas recebidas.

 

A separação nos ecopontos de plástico e metal foi a que registou um crescimento superior (mais 13% que no ano anterior). Seguiu-se uma evolução muito positiva na separação de vidro para reciclagem (mais 10%). A reciclagem de papel e cartão cresceu 9%.

 

Em 2019, cada habitante enviou, em média, 55 kg de materiais para reciclar. Este valor significa que, em apenas dois anos, cada pessoa separou em média mais 10 kg. Lisboa é o município da região com maior reciclagem per capita, com 102 kg de separação de embalagens por habitante.

 

A Valorsul também não podia ultrapassar os 16% de resíduos biodegradáveis depositados em aterro e cumpriu. No global, a Valorsul enviou para reciclagem 40% dos seus resíduos urbanos (embalagens, orgânicos e outros), cumprindo também esta importante meta.

 

Região Oeste regista os maiores crescimentos

 

Nos 14 municípios do Oeste concessionados à Valorsul esta evolução na reciclagem foi ainda mais positiva, com crescimentos de mais 20% no vidro, mais 21% no papel/cartão e mais 25% de entrega de embalagens de plástico e metal.

 

Este crescimento acentuado deveu-se a um forte investimento na recolha seletiva realizado pela empresa com mais 1500 ecopontos, mais 28 viaturas de recolha e campanhas de sensibilização.