08 JULHO 2019

Mais de 300 escolas aceitaram o desafio da Valorsul, concessionária da EGF na região de Lisboa (Norte) e do Oeste, e participaram nos concursos “Separa e Ganha no Azul e no Amarelo”. O objetivo era mudar os hábitos de reciclagem na escola e em toda a comunidade onde estão inseridas.

 

Todas as expectativas foram superadas e foram enviadas para reciclagem 500 toneladas de plástico&metal e 475 toneladas de papel&cartão. O empenho dos mais de 76.000 alunos participantes traduziu-se na reciclagem de papel&cartão. Este ano, o concurso salvou a vida a 7.000 árvores. Uma parte do plástico recolhido permitirá, por exemplo, produzir 70.000 novos pares de ténis.

 

 

 

 

Pelo seu excelente desempenho, 321 escolas foram merecidamente premiadas, no total em mais de 60.000€. 

 

Estes concursos integram a oferta de educação ambiental da Valorsul, o Programa Ecovalor, que inclui ainda visitas, materiais informativos sobre a reciclagem e ações de sensibilização sobre o ciclo dos resíduos, que chegaram a mais de 2.000 turmas. 

 

Foi também possível, durante o ano letivo, dotar as escolas com bolsas pedagógicas para a separação de recicláveis, na ordem das 30.000 unidades para cada material: Azul e Amarelo.

 

INSTITUIÇÕES REPETEM SUCESSO

 

O envolvimento das instituições no Ecovalor aconteceu pela segunda vez e trouxe resultados muito positivos. O contributo das 24 instituições participantes (Centros de Dia, Universidades Seniores, Associações de Apoio à Comunidade, Escuteiros) foi superior a 18 toneladas ao separarem as suas embalagens de plástico&metal e ultrapassou as 42 toneladas na separação de papel&cartão. As instituições receberam prémios de participação no valor global de € 2.200,00.

 

PROGRAMA ECOVALOR

 

Conta já com 18 anos dedicados a promover a adoção de comportamentos sustentáveis na comunidade escolar, em parceria com os 19 municípios.

 

O Ecovalor começou com 40 escolas, 20.000 alunos e 57, 8 toneladas no arranque dos concursos. No ano letivo de 2018/19, os resultados excederam tudo o que foi alcançado até aqui, separando 800 toneladas de material reciclável, mais 47% que na edição anterior.

 

A Valorsul vai manter, como até aqui, a sua aposta na educação ambiental, orientada para o cumprimento das metas da reciclagem, e que ao mesmo tempo promove a redução do lixo e diminuição da utilização dos recursos naturais.

 

A mecânica do Programa Ecovalor permite estabelecer uma relação direta entre as ações de educação ambiental e as quantidades de materiais encaminhadas para reciclar. A par da Valorsul, o modelo do Ecovalor foi exportado para o universo EGF já durante o ano letivo de 2018/19, abrangendo os 174 municípios servidos pelas 11 Concessionárias EGF.