13 DE DEZEMBRO, 2022

A Fundação do Futebol e a EGF assinaram hoje, 13 de dezembro 2022, um protocolo de cooperação para a Sustentabilidade, através da organização e promoção conjunta de eventos e iniciativas relacionados com as respetivas áreas de atuação, o que faz da EGF o parceiro oficial da sustentabilidade no âmbito da gestão de resíduos.

 

Inicialmente esta parceria vai promover, junto dos Clubes, a colocação de 72 contentores para separação seletiva de resíduos junto ao banco destinado às equipas técnicas, nos 36 estádios onde se disputam jogos das competições organizadas pela Liga Portugal.

 

Mas muitos serão os projetos, ações e formações que vão resultar deste protocolo que torna a EGF na parceira oficial da Fundação do Futebol da sustentabilidade no âmbito da gestão de resíduos. Esta parceria com uma empresa premiada e com mais de 75 anos de história, que gere 11 empresas de norte a sul do País, que visa garantir a valorização de resíduos da forma mais sustentável e que se posiciona como farol de inovação e referência ambiental, é um enorme passo no caminho da sustentabilidade, que a Fundação do Futebol procura traçar com o Futebol Profissional português.

 

“Os Clubes de Futebol Profissional têm sido o exemplo em matérias de Sustentabilidade e Responsabilidade Social com o trabalho incansável das Fundações. Esse foi sempre um dos principais objetivos da Liga Portugal. Esta parceria com a EGF, uma empresa de renome na gestão de resíduos, representa mais um passo importante da Fundação do Futebol e do Futebol Profissional em tornar o nosso espetáculo mais sustentável”, afirmou Pedro Proença, Presidente da Liga Portugal.

 

“A EGF e as suas concessionárias orgulham-se de ser parceiros da Fundação do Futebol, para que em conjunto seja possível implementar soluções e sensibilizar os cidadãos na adoção de comportamentos adequados, e para que seja possível reduzir e reciclar os resíduos produzidos, nos estádios, em casa e em todo o lado”, afirmou Emídio Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração da EGF.

 

Sobre a Fundação do Futebol – Liga Portugal

 

A Fundação do Futebol – Liga Portugal assume a missão de ser um elo entre os Clubes do Futebol Profissional e a Responsabilidade Social, trabalhando por uma sociedade mais comprometida com a inclusão e a equidade.

 

Nesse sentido, e com a consciência que o Futebol e a Responsabilidade Social devem caminhar na mesma direção e lado a lado, a Fundação do Futebol tomou para si a responsabilidade de utilizar a notoriedade do futebol, e dos seus intervenientes, em prol da Sustentabilidade por um Futebol mais Positivo, Tolerante e Agregador.

 

Sobre a EGF

 

A EGF é uma empresa europeia de referência no setor ambiental e líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal. Integrada no Grupo MOTA-ENGIL, é responsável por assegurar o tratamento e valorização de resíduos, da forma ambientalmente mais correta e economicamente sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente.

A gestão dos sistemas de tratamento e valorização de resíduos é feita através de 11 empresas concessionárias (Algar, Amarsul, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valorlis, Valorminho, Valnor, Valorsul), constituídas em parceria com os municípios servidos, que processam anualmente cerca de 3,3 milhões de toneladas de resíduos urbanos (RU), servindo uma população de 6,2 milhões de pessoas distribuídas por 174 municípios, numa área equivalente a 60% do território em Portugal.

Mais informação em https://www.egf.pt/

 

Informações: Marisa Nobre |Telemóvel: 913959739 | E-mail: marisa.nobre@egf.pt